Linhas de Pesquisa
O PPA-UEM, por meio de seus cursos, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Administração, tem como área de concentração “Organizações e Mercado”. As duas linhas de pesquisa que balizam a estrutura do programa são: (a) Organizações e Sociedade e (b) Marketing e Cadeias Produtivas.
1 - Estudos Organizacionais e Sociedade
A linha de pesquisa em Estudos Organizacionais e Sociedade busca analisar as organizações como um fenômeno social, histórico, político e cultural.
Esta linha está assim estruturada: (1) investigações que compreendem as organizações dentro de um contexto simbólico, teórico, e das práticas sociais contextualizadas no tempo e no espaço, e aí são desenvolvidos estudos que trabalham temas tais como o cotidiano e as práticas da vida social organizada; história, memória, identidades e discursos organizacionais; subjetividade e trabalho; aprendizagem organizacional e suas perspectivas teórico-metodológicas; territoriedade, estudo das cidades, políticas públicas e produção do espaço urbano. Por outro lado, (2) a linha também contempla reflexões sobre estratégia na perspectiva institucional de análise; teoria institucional, sociologia economica, estratégias organizacionais e estratégias de internacionalização, além de abarcar pesquisas sobre redes intra e interorganizacionais.