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Linhas de Pesquisa

O PPA-UEM, por meio de seus cursos, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Administração, tem como área de concentração “Organizações e Mercado”. As duas linhas de pesquisa que balizam a estrutura do programa são: (a) Organizações e Sociedade e (b) Marketing e Cadeias Produtivas.

 

- Estudos Organizacionais e Sociedade
A linha de pesquisa em Estudos Organizacionais e Sociedade busca analisar as organizações como um fenômeno social, histórico, político e cultural.
Esta linha está assim estruturada: (1) investigações que compreendem as organizações dentro de um contexto simbólico, teórico, e das práticas sociais contextualizadas no tempo e no espaço, e aí são desenvolvidos estudos que trabalham temas tais como o cotidiano e as práticas da vida social organizada; história, memória, identidades e discursos organizacionais; subjetividade e trabalho; aprendizagem organizacional e suas perspectivas teórico-metodológicas; territoriedade, estudo das cidades, políticas públicas e produção do espaço urbano. Por outro lado, (2) a linha também contempla reflexões sobre estratégia na perspectiva institucional de análise; teoria institucional, sociologia economica, estratégias organizacionais e estratégias de internacionalização, além de abarcar pesquisas sobre redes intra e interorganizacionais.

 

2 - Marketing e Cadeias Produtivas
A linha de pesquisa Marketing e Cadeias Produtivas está estruturada nas seguintes temáticas: (1) Marketing e (2) Cadeias Produtivas. Essas sublinhas norteiam atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A área de Marketing envolve estudos de consumo, varejo e vendas e práticas de marketing e mercado. Em estudos do consumo aborda-se o consumo em seus mais diversos aspectos e vertentes, incluindo comportamento do consumidor, teoria em marketing, varejo e vendas, consumer culture theory e processos de construção e formatação de mercados. Na área de Cadeias Produtivas são aprofundados estudos dos mecanismos de coordenação e estruturas de governança nas cadeias produtivas, a dinâmica produtiva e competitiva, aspectos inerentes à geração de valor e apropriação de valor nas relações, com base na Nova Economia Institucional, cadeia, agribusiness e competitividade de cadeias produtivas.