+

Planejamento Estratégico

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PPA - 2024/2025



 OBJETIVO

 

O programa tem como objetivo capacitar profissionais na área de administração para atuarem como educadores, pesquisadores e gestores tanto de instituições públicas quanto privadas. Para tanto oferece sólida formação conceitual, desenvolvendo o pensamento crítico e analítico, o que enseja a tomada de decisões estratégicas em situações de demandas complexas, sejam elas relacionadas à docência, à investigação ou à gestão, ampliando, assim as possibilidades de carreira dos formandos do PPA.

 MISSÃO

Formar pessoal qualificado para o magistério superior, para atividades de pesquisa e para outras atividades profissionais das diversas áreas do conhecimento, visando a contribuir para o desenvolvimento das organizações públicas ou privadas e da sociedade.

 CONTEXTO

 

A Avaliação, Autoavaliação e o Planejamento Estratégico do PPA, são implementados pela Comissão de Planejamento, aprovado pela Res. 156/2022-PPA, e envolve a consideração do conjunto de itens de avaliação do programa.

A autoavaliação segue o disposto na Res. 038/2019-CEP, que dispõe sobre a sistemática de autoavaliação no âmbito da UEM, e a Res. 171/2023-PPA, que estabelece a comissão de autoavaliação do PPA.

O processo de Planejamento Estratégico, envolvendo políticas de longo prazo, ações táticas e operacionais do programa, apresentando uma vinculação direta de com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (https://www.uem.br/pdi/legislacao-e-documentos).

A avaliação e a autoavaliação se integram ao processo denominado de Planejamento Estratégico Permanente (PEP) do PPA, que define as orientações para que o atual planejamento seja revisado e alinhado aos parâmetros de desempenho esperados pela comunidade impactada pela atuação do PPA, bem como aos parâmetros de avaliação da CAPES.

 DIAGNÓSTICO DO PROGRAMA

 

 Diversos elementos fortalecem e consolidam o PPA, destacando-se entre eles: ótima localização geográfica do programa; tradição e reputação do programa como centro de excelência na área de administração, com áreas de pesquisa bem delineadas e consolidadas; acesso e inclusão, sendo um curso gratuito e acolhedor das diversas áreas de formação; estrutura física adequada e exclusiva; inserção em redes de pesquisa nacionais e internacionais; elevada produção científica do núcleo de docentes permanentes (NDP). Essa condição estabelece um ótimo posicionamento do programa no contexto de formação local, regional e nacional, mas exige constante observação do seu corpo discente e docente para avançar no processo de formação e inserção acadêmica.

Dentre os pontos que estão em foco no planejamento do programa está: a necessidade de fortalecer a rede de comunicação do programa; a constante busca de manutenção e renovação do corpo docente do programa e sua capacidade produtiva; o estimulo ao continuo engajamento dos discentes na pesquisa e divulgação científica; a revisão sistemática de seu potencial em termos de linhas de pesquisa e estrutura curricular. Além disso, lutar contra o continuo corte nos recursos públicos para financiamento da pesquisa e pós-graduação, a redução de alunos com formação adequada para atuar em estudos em nível de pós-graduação e uma maior inserção social do PPA, se estabelece como prioridade para a gestão. Embora tenha conceito 4 na CAPES, que lhe confere condição qualitativa elevada, o avanço no ranque se faz necessário como indicação do perfil de vanguarda enquanto programa de formação em Administração, na sua região de inserção.

 OBJETIVOS E METAS QUADRIÊNIO 2021-2024 e 2025-2028

 

Como orientação para as ações do corpo discente, docente e administrativo do PPA, os seguintes objetivos gerais foram traçados pela comissão, que se desdobram em ações particulares, para o final do atual quadriênio e para o Quadriênio 225-2028:

  1. Melhorar a qualidade da produção intelectual do Núcleo de Docentes Permanentes (NDP), do Programa, conforme métricas estabelecidas pelo comitê de área;
  2. Melhorar a inserção social do programa, cumprindo sua missão de agente formador e gerador de desenvolvimento social, político e econômico;
  3. Melhorar as condições de acesso e atratividade dos discentes, fortalecendo os vínculos com discentes da graduação;
  4. Melhorar continuamente a qualidade dos dados que identificam e qualificam as características e desempenho do programa;
  5. Manter políticas orientadas para renovação e ampliação de seu NDP;
  6. Promover a maior inserção do programa na comunidade acadêmica e local.

 COMISSÃO DE PLANEJAMENTO

  

Os seguintes membros fazem parte, atualmente, da comissão de planejamento do PPA:

Profª. Drª. Cleiciele Albuquerque Augusto;

Eduardo Milani Boselli - Representante discente;

Profª. Drª. Elisa Yoshie Ichikawa;

Prof. Dr. José Paulo de Souza (Presidente)

Prof. Dr. Juliano Domingues da Silva;

Profª Drª Priscilla Borgonhoni Chagas;

Profª. Drª. Sandra Mara de Alencar Schaivi;

Prof. Dr. Vitor Koki da Costa Nogami.