Vanessa Iceri e Nicolas Duracka
Pesquisadores da França ministraram seminários sobre sistemas agroalimentares.
O PPA e o PBF - Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia - sediaram, com apoio do ECI e do CSA, nos dias 31 de julho/2025 e 1º de agosto/2025, dois seminários para discutir os “Sistemas agroalimentares na perspectiva da Saúde Única”, respectivamente, com enfoque nos “desafios na comunicação” e na “pesquisa-ação participativa e avaliação de impacto social como abordagens complementares”.
O primeiro evento ocorreu a partir das 14h no auditório Ney Marques, e o segundo teve início às 9h, no auditório da Biblioteca Central (BCE).
Ambos foram ministrados por Vanessa Kimie Iceri, do Centro de Inovações Sociais Clermont Auvergne (CISCA), na França; e Nicolas Duraka, da Université Montpellier III, também na França. Graduada em Geografia pela UEM, Iceri tem mestrado em Geografia (emitido pela Université Blaise Pascal - Clermont-Ferrand e pela UEM), além de mestrado profissional em Planejamento e Desenvolvimento Rural pela Université Lyon 2. Ela possui ainda doutorado em Geografia pela Université Clermont Auvergne.
Duracka é professor de Ciências da Informação e Comunicação, com especialização na abordagem "Saúde Única" e membro do Eixo de Pesquisa em Saúde, do Círculo de Estudos e Pesquisa em Informação e Comunicação (Ceric)/Laboratório de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Ciências Sociais (Lerass).
Ele trabalha atualmente na análise e modelagem de sistemas de informação e comunicação específicos para redes nacionais de saúde pública (Tailândia, México, Congo, França, etc.) e organizações internacionais de saúde pública que adotam a abordagem "Saúde Única".