+

Valter Afonso VIEIRA

 

O Prof. Dr. Valter Afonso Vieira é Graduado em Administração pela UNOPAR, Pós-Graduado em Tutoria de Educação à Distância NEAD-UFPR, Mestre em Administração EA/UFRGS, Doutor em Administração Universidade de Brasília, (PPGA/UnB), Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), Pós-Doutor em Administração pela 1) Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), 2) Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e 3) Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Foi Coordenador do Programa de Mestrado/Doutorado em Administração (PPA/UEM) e do MBA Varejo e Vendas, Vice Chefe do Departamento de Administração (DAD) e é Professor Associado C na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Obteve 7 prêmios de Melhor Artigo Científico (Best Paper) em competição, sendo no XII PROVAR-FIA (São Paulo-SP), II CLAV Varejo da FGV/EAESP (São Paulo-SP), VIII CLAV Varejo da FGV/EAESP (São Paulo-SP), II EMA-Anpad (Curitiba-PR), VIII EMA-Anpad (Porto Alegre-RS), American Marketing Association (AMA-Winter) Las Vegas, USA, International for Marketing Society (IMS). Obteve o prêmio de Young Scholar (Jovem Pesquisador no VII EMA-Anpad 2016). Está no ranking Brazil AD Scientist and University Rankings top 10.000 da Latin America em Business and Management, No. 92 da UEM geral, e No. 5.971 no país (ano 2021). Obteve outras 6 indicações para o prêmio de Melhor Artigo Científico sendo no XXX EnAnpad 2006 (Salvador-BA), no VIII CLAV (São Paulo-SP), no III EMA-Anpad (2010 Florianópolis-SC), no VII EMA-Anpad 2016 (Belo Horizonte-MG), no JPSSM (sales) e JAMS (Journal of Academy of Marketing Science). É Membro do Comitê Científico do Congresso Latino Americano de Varejo (CLAV/EAESP/FGV) desde 2009. Foi Líder na Divisão de Marketing da ANPAD no Tema Comportamento do Consumidor II, anos 2013-2014, no Tema Comportamento do Consumidor e Pesquisa Experimental, anos 2015-2016. Foi Membro ad hoc do Comitê Assessoramento (CA-AE) da Fundação de Amparo à Pesquisa FACEPE-PE No. 29/22 (=36 processos APQ-Emergente c/ Marlucy UFMG), Membro ad hoc do Comitê Assessoramento (CA-AE) ad hoc do CNPq para o PQ e PQ-Sr 2023 No. 09/23 (=363 processos, c/ Hudson UFMG, Mazzon USP, Perin FGV, Márcia UFC e Lavarda UFSC) e Membro ad hoc do Comitê Assessoramento (CA-AE) ad hoc do CNPq para o Universal Faixa A e B 2023 No. 10/23 (=284 processos, c/ Hudson UFMG, Mazzon USP, Perin FGV, Márcia UFC e Lavarda UFSC), Comitê Assessoramento (CA-AE) da Fundação de Amparo à Pesquisa FACEPE-PE avaliação de projetos parciais (c/ Carolina Caldeira UFMG). Foi Membro do Comitê Científico da ANPAD 2021-2024 (c/ Delane FGV, Maribel UFMG, Valter UEM Emílio UNAMA). Foi Editor Associado RAC-ANPAD. Participa como Consultor Ad Hoc da CAPES, CNPq, FAPEPE (PE), FAPEGO (GO), e Fundação Araucária (FA-PR). Teve diversos projetos aprovados e financiados (+R$ 300 mil) em Editais Científicos como Coordenador, sendo Ciências Sociais Aplicadas (CNPq), Universal (CNPq), Primeiros Projetos (Fundação Araucária), Produtividade (Fundação Araucária), Bolsa Produtividade (PQ-CNPq) e Sociais Aplicadas (Fundação Araucária). É autor dos livros (i) Meta-análise e revisão sistemática: metodologia, pesquisa e análise de dados (Editora UFSC), (ii) Escalas em Marketing (Atlas), (iii) Introdução à Pesquisa Experimental usando SPSS (Self-Publish Amazon) e (iv) Polynomial Regression (Self-Publish Amazon). Em termos de indicadores de produção possui +225 artigos, sendo 110 artigos em periódicos por pares, 4 livros, 5 capítulos de livros, 125 artigos em congressos científicos, 81 orientações de especialização, 21 alunos de Mestrado, 5 alunos de Doutorado e 2 de Pós-Doc. Possui um H-Index = 29 com 3.120 citações. Em termos de projetos internacionais tem trabalhado com parcerias na University of North Caroline, University of Texas at Arlington, Iowa State University, Kent State University, Xavier University, Texas AM Mays Business School, Auburn University, University of Dayton, Clemson University, Leeds University Business School, e University of Ohio. 

 

E-mail:  vavieira@uem.br