Ana Paula Celso de MIRANDA

A Profª Drª Ana Paula Celso de Miranda é pesquisadora em consumo de moda. Administradora pela Universidade de Pernambuco (UPE), mestre em administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com dissertação em comportamento de consumo de moda, doutora em Administração de Empresas na Universidade de São Paulo (USP) com tese em consumo de marcas de moda. Atualmente é Professora Associada na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ e Professora Colaboradora no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Pesquisadora convidada do Departamento de Negócios da Moda da Universidade de Manchester (Reino Unido). Pos-doutorado na COPPEAD-UFRJ em Cultura de Consumo. Possui cursos pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), pela Georgia University (Estados Unidos), Saint Martins (Inglaterra), Fundação Getúlio Vargas (FGV) - SP. Possui trabalhos publicados em congressos e encontros no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Venezuela, Peru, Itália, Espanha, Estados Unidos e Turquia, na edição brasileira da Fashion Theory, na International Journal of Marketing Studies, na revista Dobras. ADM.MADE e Diálogos com a Economia Criativa. Em cooperação técnica com o curso de adminstração da FACC-UFRJ onde ministra a disciplina Comportamento do Consumidor.Foi professora das disciplinas: Moda e Consumo e Moda e Cinema no curso de Design do CAA-UFPE onde é líder do G-COMO - Grupo de Estudos de Consumo de Moda. Implementou, coordenou e foi professores dos cursos sequencial em varejo de moda, da graduação em Design e do MBA em Moda e foi professora do Mestrado em Gestão Empresarial nas disciplinas de Teoria de Consumo e Sistema de Moda da Faculdade Boa Viagem-FBV; foi professora da graduação em Negócios de Moda e da pós-graduação lato sensu em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida e a especialização em Cultura de Moda da Universidade Anhembi Morumbi-UAM bem como da pós-graduação Criação de Imagem e Styling de Moda do SENAC-SP. Foi diretora da Modus MKT&Semiótica com clientes internacionais como Lolita (Uruguai), Trista (México), Allegri (Itália) e nacionais como Santana Textiles, Fiat Automóveis, Banco do Brasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais, Dryzun Joalheiros, Marcatto, Walter Rodrigues, Ronaldo Fraga, Lucy in the Sky entre outros. Foi diretora de marketing da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM) onde participou das comissões cientificas do colóquio de moda e onde foi coordenadora Grupos de Trabalho nas temáticas Marketing, Negócios de Moda, Moda e Comunicação e Consumo de Moda desde a terceira edição; bem como da comissão cientifica do CIMODE - Congresso Internacional de Moda e Design e do SIEP-Consumo -Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo. Autora de um capitulo do livro 46 livros de moda que você não pode deixar de ler e do livro 10 anos de Colóquio de Moda, co-autora do livro Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos e do livro Coinsumo de Ativismo e autora de Consumo de Moda - a Relação Pessoa-Objeto que está na segunda edição revista e ampliada.

E-mail: apcm7@hotmail.com