Trabalhos Selecionados
ATENÇÃO:
Para publicação nos ANAIS, é necessário que o(s) trabalho(s) seja(m) apresentado(s) no IV SIMPPA 2024, por, pelo menos, um dos autores.
A devolutiva das avaliações dos artigos será fornecida no dia da apresentação no evento.
ARTIGOS
Área temática: Marketing e Mercado:
[01] Consumo consciente e o comportamento dos universitários da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Francisco Beltrão (Jaiarys Capa BATAGLIN (IFPR - Instituto Federal do Paraná) / Flávia Regina MIECOANSKI (UEM) / Andressa Carla PALAVECINI (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) / Tamara PERON (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
[02] O papel da proeminência dos nudges na orientação de escolhas alimentares saudáveis (Fernanda Cristina Ferro MALACOSKI (UNIOESTE) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[03] O efeito bandeira e certificação IES em postos de combustíveis (William Alexandre dos SANTOS (UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná) / Thiago Jose Locurdo COSTA (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná) , Vitor Koki da Costa NOGAMI (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[04] Como a pressão social influencia as decisões parentais acerca da introdução alimentar saudável para os filhos? (Thais Isidoro GONÇALVES (PG-UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[05] Culpa materna e seus desdobramentos no consumo para as crianças (Andrieli Ariane Borges Avelar HALATENO (PG-UEM) / Olga Maria Coutinho PEPECE (UEM).
[06] Impactos da pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho brasileiro: uma análise de 2019 a 2021 (Tayline Figueiredo CANDIDO (G-UEM) / Flavia Regina MIECOANSKI (UEM).
[07] O que é meu é seu: estudo sobre carona compartilhada como um modelo de consumo colaborativo (Mariana Augusta de SOUZA (UEM) / Lígia FIEDLER (UEM / Flávia Regina MIECOANSKI (UEM).
[08] Validação de escala em pesquisa quantitativa: estudo piloto sobre a influência da agenda da mídia na agenda do público (Lígia FIEDLER (UEM) / Francisco Giovanni David VIEIRA (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[09] Estratégia de padronização e adaptação na comunicação de marketing: um estudo comparativo entre empresas brasileiras e argentinas (Leonardo Bordin de OLIVEIRA (PG-UEM) / Vitor Koki da Costa NOGAMI (UEM).
[10] Crenças relacionadas aos produtos orgânicos que (des)encorajam o uso e o consumo (João Otávio Montanha ENDRICI (PG-UEM) / Beatriz Negrelli da SILVA (PG-UEM) / Olga Maria Coutinho PÉPECE (UEM).
[11] Tem meu tom? (Thais Isidoro GONÇALVES (PG-UEM).
[12] Prontidão digital de micro e pequenas empresas: uma análise a partir da abordagem marketing 5.0 (Carolina Luiza Paz GAIESKI (PG-UEM) / Vitor Koki da Costa NOGAMI (UEM).
[13] Presentear é amar (Carolina Luiza Paz GAIESKI (PG-UEM).
[14] Estratégia multicanal de distribuição e cadeias: um levantamento bibliométrico das bases de dados Web of Science, Scopus e Scielo (Thamara Cristina Mendes de OLIVEIRA (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
Área temática: Instituições e Economia das Organizações:
[15] Análise da cadeia de suprimento do tomate de dois agricultores orgânicos do município de Tupã (Cristina Vicente dos Reis FERNANDES (UNESP) / Guery Tã Baute e SILVA (UNESP) / Dafiny Henrique da SILVA (UNESP) / Jair Freire MARIANO (UNESP) / Roberto Alvarenga BIRAL (UNESP).
[16] Desafios na aplicação de métodos multicritério para a tomada de decisão em políticas públicas de gestão de resíduos (Gracieli de Abreu SIMPLICIO (UEL - Universidade Estadual de Londrina) / Weslei ANDRADE (UEL) / Umberto Antonio SESSO FILHO (UEL - Universidade Estadual de Londrina).
[17] Custos de transação e controles gerenciais para produção sustentável: uma perspectiva dos produtores de flvs (Graziela Kety Batista PAVESI (Faculdade UMFG) / Suelen Fernandes Jungles MARTINS (Faculdade UMFG) / Beatriz Negrelli da SILVA (PG-UEM - Universidade Estadual de Maringá) / Priscilla Tiara Torrezan CHAVES (PG-UEM - Universidade Estadual de Maringá).
[18] Estruturas de governança nas cadeias de carne avícola, bovina e suína no Brasil (Vinícius Neto FERRARI (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[19] A transação do queijo colonial artesanal do sudoeste: uma análise sobre o problema de informação e mensuração de atributos (André Ricardo PEREIRA (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[20] Integração vertical ou mercado: revisão sistemática de literatura na cadeia têxtil (Filipe da Silva SANTOS (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
[21] Relação dos níveis macro, meso e micro institucionais na composição de uma cesta de bens e serviços territoriais (Beatriz Negrelli da SILVA (PG-UEM / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
[22] A extensão na cadeia de cafés especiais no Paraná: um estudo com coffee shops em Maringá (Allana Facchini da SILVA (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
[23] Sistema agroindustrial do leite no Paraná: uma revisão bibliográfica (João Vitor Gonçalves SARETTO (PG-UEM) / Priscilla Tiara Torrezan CHAVES (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
Área temática: Estudos Organizacionais e Sociedade:
[24] Secretariado remoto como modelo de startup escalável: desafios e oportunidades (Inajara Amanda Fonseca VIANA (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá) / Luiz Camillo Pereira CARDOSO (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá).
[25] Através do olhar da representação: a estereotipagem como prática de produção de significados sobre o gênero feminino nos mecanismos de busca do Google (Diélen CARON (PG-UEM) / Josiane Silva de OLIVEIRA (UEM) / Zuleika de Paula BUENO (UEM).
[26] Entre o acolher e o manter o poder: as práticas estratégias das organizações da sociedade civil (OSCS) no contexto da imigração em Portugal (Aline Chima KOMINO (PG-UEM) / Elisa Yoshie ICHIKAWA (UEM).
[27] Territórios em movimento: a conexão entre expatriados e a teia EPCN (Daniela Barbosa SOUSA (PG-UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM).
[28] A evasão no ensino superior brasileiro na percepção dos alunos evadidos: motivos e fatores apontados nos estudos entre os anos de 2014 e 2023 (Oscar Luiz SCHUHARDT, (PG-UEM) / Camila Mosoli ZORZANELO (PG-UEM) / Alana da Silva PEREIRA (PG-UEM) / Maria Julia Soares MARCHETTO (PG-UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM).
[29] “Sorria, você está sendo filmado!”: a contenção territorial nos espaços públicos a partir do uso de câmeras de videomonitoramento (Diélen CARON (PG-UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM) / Josiane Silva de OLIVEIRA (UEM).
[30] Coerção, intencionalidade e inclusão no processo de internacionalização do ensino superior (Eveline de Oliveira GOMES (PG-UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM).
[31] A cidade tem gênero? Uma pesquisa sobre a relação entre o espaço urbano e a vivência das mulheres nas publicações acadêmicas da SciELO entre os anos 2019-2024 (Karina LIPPEL (PG-UEM), / Thais Isidoro GONÇALVES (PG-UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM).
Área temática: Organização Industrial e Estratégia:
[32] A importância da estratégia de gestão empresarial para o sucesso na gestão organizacional (Gracieli de Abreu SIMPLICIO (UEL) / Umberto SESSO FILHO (UEL).
[33] Explorando o papel dos executivos no processo de internacionalização de empresas: uma década de estudos, análises e tendências (Jonathan Dias FERREIRA (PG-UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[34] Proposta de modelo teórico de investigação: a integração da Teoria do Alto Escalão, redes de relacionamento e internacionalização de empresas ((Jonathan Dias FERREIRA (PG-UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[35] Estratégia de diferenciação e recursos estratégicos: um estudo em uma cafeteria da região Norte do Paraná (Priscilla Tiara Torrezan CHAVES (PG-UEM) / Cleiciele Albuquerque AUGUSTO (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
Área temática: Estudos em Ciências Sociais Aplicadas:
[36] Conscientização e educação ambiental: um estudo de caso a partir de práticas ambientais sustentáveis (Rythyel da Silva CARDOSO (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá) / Ronalty Oliveira ROCHA (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá) / Luiz Camillo Pereira CARDOSO (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá).
[37] Empreendedorismo feminino: efeitos da pandemia Covid-19 em negócios geridos por mulheres (Jaiarys Capa BATAGLIN (IFPR - Instituto Federal do Paraná) / Flávia Regina MIECOANSKI (UEM) / Andressa Carla PALAVECINI (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) / Débora Bonin PEREIRA (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
[38] Investimentos e retornos das políticas públicas de hortas comunitárias: análise dos efeitos financeiros e sociais (Pedro Henrique Ribeiro de ARAÚJO (G-UEM) / Neuza Corte de OLIVEIRA (UEM) / Deisy Cristina Corrêa IGARASHI (UEM).
RESUMOS EXPANDIDOS
Área temática: Instituições e Economia das Organizações:
[39] A Nova Economia Institucional uma revisão sistemática dos últimos 23 anos de publicações no Brasil (Vinicius Neto FERRARI (PG-UEM) / Emily Dora Gois PONCE (PG-UEM), / José Paulo de SOUZA (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[40] Atributos de qualidade dos produtos orgânicos: uma discussão sob a ótica da economia dos custos de mensuração (Beatriz Negrelli da SILVA (PG-UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[41] O papel e a condição das mulheres na agricultura familiar: protagonismo, desafios e possibilidades para o futuro (Allana Facchini da SILVA (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
Área temática: Estudos Organizacionais e Sociedade:
[42] Pessoas e seus saberes são importantes: economia descomplicada para todos (Marcela Ribeiro de ALBUQUERQUE (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná / Érica Patente NASCIMENTO (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná).
[43] A influência do poder simbólico de Bourdieu na cultura organizacional: construindo um ambiente de integridade (Janete Aparecida da SILVA (PG-UEM).
[44] Etnogovernamentalidade glocal na sustentabilidade dos territórios de vida: explorando enfoques interdisciplinares (Fernando Franzoi da SILVA (PÓS-DOC-UEM / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
Área temática: Estudos em Ciências Sociais Aplicadas:
[45] A economia comportamental como incentivador do consumo consciente (Rafael Líneker de Deus SILVA (G-UEM) / Kézia de Lucas BONDEZAN (G-UEM).
ARTIGOS FORMATO PROJETOS DE TESES E DISSERTAÇÕES
Área temática: Marketing e Mercado: